Varistor Deixe um comentário

Varistor é um dispositivo eletrônico que é usado para proteger circuitos elétricos contra picos de tensão e surtos de corrente. Ele funciona como um componente de proteção contra sobretensão, dissipando energia excessiva em forma de calor quando ocorrem picos de tensão.

As funcionalidades e aplicações do varistor:

  1. Proteção contra Sobretensão: Usados em circuitos elétricos para proteger equipamentos sensíveis contra danos causados por picos de tensão na rede elétrica. Eles desviam a energia adicional para a terra, assim, mantendo a tensão dentro de limites seguros.
  2. Supressão de Ruído Eletromagnético: Também usados para suprimir interferências eletromagnéticas (EMI) e ruídos em circuitos elétricos, bem como, garantindo uma operação mais estável e confiável de equipamentos eletrônicos.
  3. Aplicações Industriais: Utilizados em aparelhos eletrodomésticos, sistemas de iluminação, equipamentos de telecomunicações, sistemas de energia, eletrônicos automotivos e em muitas outras aplicações industriais.

Alguns dos tipos comuns:

  1. Varistores de Óxido de Metal (MOV): São os mais comuns e consistem em um material semicondutor, geralmente de óxido de zinco, com uma estrutura de diodo de junção. Eles são eficazes na absorção de surtos de tensão e têm uma resposta rápida.
  2. Varistores de Silício: São semelhantes aos MOVs, mas usam silício em vez de óxido de zinco. Eles são mais sensíveis a variações de temperatura, mas também oferecem boas características de proteção contra sobretensão.
  3. Varistores de Óxido de Semicondutor: São uma alternativa aos MOVs, usando um material semicondutor de óxido de metal. Eles têm vantagens em relação aos MOVs em termos de resposta mais rápida, ou seja, maior eficiência e maior vida útil.
  4. Varistores de Carbono: Usados em aplicações de alta frequência e oferecem um desempenho estável ao longo do tempo. Eles são menos sensíveis a picos de tensão transitórios, assim como, têm uma resposta mais rápida.

A escolha do varistor adequado para uma aplicação específica depende das características elétricas do circuito, das exigências de proteção e das condições ambientais de operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco via whatsapp