Resistor, para que serve? Deixe um comentário


Resistor(s) são componentes eletrônicos que têm a função de limitar a corrente elétrica em um circuito. Utilizados em uma variedade de aplicações eletrônicas e têm várias funcionalidades. Aqui estão algumas delas:

  1. Limitação de Corrente: A função principal dos resistores é limitar a quantidade de corrente que flui em um circuito. Eles fazem isso introduzindo uma resistência à passagem da corrente elétrica, ou seja, convertendo parte da energia elétrica em calor.
  2. Divisor de Tensão: Usados para criar divisores de tensão em circuitos eletrônicos. Isso é útil quando é necessário obter uma tensão menor do que a fornecida pela fonte de energia.
  3. Proteção de Componentes: Proteger outros componentes eletrônicos de correntes excessivas. Por exemplo, um resistor colocado em série com um LED para limitar a corrente que passa por ele e evitar danos.
  4. Filtragem de Sinal: Em circuitos de filtragem, úteis em conjunto com capacitores para criar filtros passivos que atenuam certas frequências de sinal.
  5. Equalização de Carga: Frequentemente usados para igualar a carga em circuitos com vários componentes. Isso é especialmente importante em circuitos de amplificadores operacionais, bem como, em redes de transmissão de dados.
  6. Correção de Impedância: Em aplicações de áudio e transmissão de sinais, sendo assim, usados para ajustar a impedância do circuito, garantindo uma correspondência adequada entre os dispositivos conectados.

Resistor: Alguns modelos comuns:

  • Resistores de Filme de Carbono: Estes são os resistores mais comuns e amplamente utilizados. Eles consistem em um cilindro de cerâmica com uma camada de carbono que determina a resistência.
  • Resistores de Filme Metálico: Estes resistores têm uma camada de filme metálico em vez de carbono, ou seja, os torna mais estáveis e precisos em termos de resistência.
  • Resistores de Fio: Estes resistores têm um fio resistivo enrolado em um núcleo isolante. Eles são capazes de lidar com altas potências e dissipar o calor de forma eficiente.
  • Resistores SMD (Surface Mount Device): Projetados para montagem em superfície em placas de circuito impresso (PCB). Pequenos e adequados para aplicações onde o espaço se encontra limitado.

Código de cores dos resistores

A resistência dos resistores e o grau de pureza deles se encontram designados por uma sequência de cores, ou seja, que fica impressa em volta dos resistores, conhecida como código de cores, confira a seguir:

K – 10³
M – 106

No código de cores, as duas primeiras faixas indicam os primeiros dígitos do valor da resistência, a terceira faixa indica o múltiplo (1, 10, 1000) e a última faixa indica a tolerância, bem como, ou o máximo desvio do valor da resistência ideal.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos tipos de resistores disponíveis, sendo assim, cada um com características específicas adequadas para diferentes aplicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco via whatsapp